
Espondilólise e espondilolistese o que são?
A espondilólise é um defeito na pars interarticularis da vértebra com
descontinuidade óssea do segmento intervertebral; a progressão do defeito resulta no deslizamento de uma vértebra sobre a outra, chamado espondilolistese, o que pode provocar dor. O tratamento não-cirúrgico é a escolha inicial na maioria dos casos de espondilolistese. Os resultados mostram que tanto a terapia manual como a fisioterapia convencional apresentam efeitos benéficos
na redução da dor lombar e na melhoria funcional do paciente. As terapias manuais envolvem manipulação da coluna vertebral e articulação sacroilíaca e alongamento dos músculos afetados. Exercícios de estabilização lombopélvica, fortalecimento dos músculos posturais e alongamento dos isquiotibiais e psoas também são considerados importantes. O paciente deve ser avaliado individualmente em seu quadro clínico e radiográfico para determinação do plano de tratamento.
Procure-nos, juntos encontraremos solução.
Fonte:
Jassi, F. J., Saita, L. S., Grecco, A. C. P., Tamashiro, M. K., Catelli, D. S., do Nascimento, P. R. C., ... & de Faria Negrão Filho, R. (2010). Terapia manual no tratamento da espondilólise e espondilolistese: revisão de literatura. Fisioterapia e Pesquisa, 17(4), 366-371.